VEM PRO PSOL!

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Estudo aponta avanços e fragilidades no combate à violência contra a mulher no mundo


Foto: Latuff

Lançado no último fim de semana, o relatório "O compromisso dos Estados: planos e políticas para erradicar a violência contra as mulheres na América Latina e Caribe”, analisa com profundidade os planos e as políticas criadas pelos Estados

Na data em que é celebrado o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher na América Latina e Caribe, 25 de novembro, a luta pelo fim desse grave problema mostra conquistas, mas também deficiências. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), duas de cada três mulheres são assassinadas na América Central apenas pelo fato de serem mulheres.

Por conta dessas circunstâncias, a fim de analisar em profundidade os planos e as políticas criadas pelos Estados de cada região e sua legislação com o quadro legislativo em vigor, foi lançado no último fim de semana, no Panamá, o relatório "O compromisso dos Estados: planos e políticas para erradicar a violência contra as mulheres na América Latina e Caribe”, elaborado pelo PNUD e pela ONU Mulheres, em colaboração com o Instituto Nacional da Mulher do Panamá (Inamu).

De acordo com o PNUD, o documento sublinha que houve avanços na institucionalização de novas e melhores práticas, mais inclusivas e participativas, que impactam o projeto de desenvolvimento das políticas e planos nacionais de igualdade de gênero e que lutam contra a violência às mulheres, brindando de forma progressiva uma resposta cada vez mais integral. Entretanto, o mesmo texto mostra importantes deficiências e sugere uma série de recomendações para uma maior efetividade no enfrentamento do problema.

O informe identifica a presença de "nós críticos” (fatores político-institucionais, que seriam a falta de ação e apoios políticos, articulação institucional frágil, falta de integração entre os setores, dentre outros) na formulação, implementação, monitoramento e avaliação das políticas e planos para colocar fim à violência. Para acabar com essas fragilidades, a proposta do relatório se baseia na abordagem da violência contra a mulher em uma política de Estado, estímulo dos projetos relacionados ao tema, além do fortalecimento dos quadros políticos e operacionais da administração pública para uma instauração mais eficaz dos projetos nacionais e integrais.

Situação preocupante
A ideia do PNUD e ONU Mulheres com o documento é promover a formulação de estratégias específicas com um enfoque integral e cujos objetivos estejam centrados nos eixos de prevenção, atenção, sanção, e reparação da violência, o que atualmente não ocorre. É o caso, por exemplo, da República Dominicana. Segundo o portal Dominicanos HOY, este ano 52 feminicídios foram registrados no país. O Ministério Público dominicano revela que, embora receba mais de 50 mil denúncias por maus tratos intrafamiliares, apenas 4% dos casos conhecidos de feminicídios são julgados e só 2% obtêm a condenação.

O Alto Comissariado da ONU para Refugiados (ACNUR) também revela dados preocupantes. Um deles é que 60 milhões de meninas em todo o mundo são vítimas de violência sexual no caminho para a escola todos os anos, dentre outros casos ainda não descobertos. Por conta disso, a organização está promovendo uma mobilização de 16 dias de ativismo contra a violência sexual e de gênero.
Confira aqui o documento. 

sábado, 16 de novembro de 2013

Você pode nós podemos




Foi ao ar nesta quinta-feira (03), em cadeia nacional de rádio e TV, o segundo programa político do PSOL em 2013. Conforme estabelecido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o programa teve 5 minutos de duração e foi transmitido nas emissoras de rádio AM e FM e de TV aberta.

O programa retrata as manifestações de junho, expressa a oposição de esquerda e programática ao governo Dilma, critica as políticas conservadoras em pauta no Congresso Nacional, como a terceirização e os ataques aos direitos indígenas, e apresenta as principais propostas do partido – voto aberto, reforma política, casamento civil igualitário, luta contra os leilões do petróleo, democratização da mídia e combate à corrupção.

Assista abaixo.

Atuação da bancada do PSOL na Câmara Municipal de Natal gera ira e perseguição dos adversários


Vereadores Sandro Pimentel, Amanda Gurgel e Marcos Antônio, da Frente de Esquerda de Natal /
O PSOL de Natal conseguiu um feito inédito na cidade. Elegeu dois vereadores, os parlamentares Marcos Antônio (PSOL) e Sandro Pimentel (PSOL), que, juntos com a vereadora Amanda Gurgel (PSTU), vêm atuando fortemente em defesa dos interesses do povo da cidade e fazendo uma oposição qualificada quando as ações da Prefeitura não atendem aos anseios dos cidadãos.
 
Este ano de 2013 tem sido de muito destaque e luta. O PSOL apoiou todas as movimentações de rua e levou projetos que beneficiava a população para a chamada casa do povo. Foi assim com o projeto Passe Livre integral para todos os estudantes da capital do Rio Grande do Norte. De autoria do vereador Marcos Antônio, a iniciativa foi cedida a Amanda Gurgel para que todo o grupo PSOL-PSTU saísse fortalecido e pudesse produzir uma estratégia de unificação da esquerda.
 
Rapidamente, os estudantes em luta endossaram a ação e passaram a pressionar a Câmara Municipal de Natal. Os vereadores inicialmente aprovaram o projeto do Passe Livre por unanimidade. Porém, depois de criticados pelo prefeito, que vetou a matéria, recuaram, mostrando a pouca independência legislativa com que a base da prefeitura vem atuando.
 
A falta de compromisso com os estudantes, com o povo da cidade, logo gerou fortes reações por parte dos movimentos de rua. Porém, apesar de reprovados por aqueles que se fizeram presente e ocuparam a entrada da sede do poder legislativo municipal, a mesa diretora, não apenas chamou a polícia para os estudantes, como também passou a perseguir aqueles que sempre agiram como legítimos representantes do povo de Natal.
 
Os companheiros Marcos Antônio (PSOL), Sandro Pimentel (PSOL) e Amanda Gurgel (PSOL) foram atacados e injustamente acusados como incitadores e apoiadores de depredação, e até como patrocinadores do uso de drogas nas dependências da Câmara. Mas a população soube reconhecer os seus reais defensores. 
 
Mais recentemente, não deixando a mediocridade em prol dos poderosos perder a linha, os vereadores também impediram que a bilhetagem do transporte público, que hoje é feita pelos próprios empresários de ônibus, passasse a ser feita pelo poder público. Inconformados com as críticas e denúncias do PSOL-PSTU e com a clara demonstração de que interesses resguardavam, os vereadores defensores dos empresários de ônibus começaram a ameaçar os parlamentares da Frente Ampla de Esquerda com processos no conselho de ética, com polícia e justiça.
 
Adão Eridan (PR), representante do atraso – condenado pela Operação Impacto, defensor da pena de morte e da maioridade penal, que rotula de baderneiros e vândalos e defende que os estudantes que fazem protesto têm de apanhar da PM e fala abertamente que lugar de mulher é em casa – fez boletim de ocorrência contra os vereadores e entrou com processos no conselho de ética. O que em nada alterou o desejo de mudar o status quo oligárquico e elitista que impera na cidade à revelia dos movimentos de rua e das denominadas jornadas de junho, mais especificamente.
 
A disputa que o PSOL-PSTU trava é titânica. Mas que fique claro: nada vem calando e tirando a musculatura do PSOL-PSTU na luta em defesa dos anseios do povo. Esta é a vocação desses partidos.
 
Bancada da Frente de Esquerda de Natal

Fonte: Mandato vereador Marcos Antônio

terça-feira, 5 de novembro de 2013

NOTA DO PSOL LAGOA SALGADA



Nos últimos, dias temos nos deparado com um absurdo e pela inversão de valores, quando vereadores do PSOL, são acusados de defender o povo, onde quem acusa é um vereador já condenado por um escândalo de corrupção.
Nós do PSOL acreditamos que é possível realizar mandatos livres, mandatos voltados para o povo, o que incomoda aqueles acostumados viver na podridão corrupta onde lacaios se apoderam do monetário e ainda querem  interferir no senso crítico do povo.
No entanto os vereadores Sandro Pimentel e Marcos Antonio (Marcos do PSOL) tem seus mandatos voltados para o povo, no caso do Sandro Pimentel é o vereador que elaborou e aprovou o maior número de projetos nesta legislatura.
Os Vereadores do PSOL em Natal vêm se destacando pela coerência e pela transparência nos seus mandatos isto incomoda aqueles que querem trabalhar as escuras, neste sentido aqueles que se sentem ameaçados tentam dar um golpe na democracia, e aterrorizar com um tom onipotente na ânsia de calar aqueles que realmente defendem o povo de Natal.

                                 PSOL Lagoa Salgada-RN



sábado, 2 de novembro de 2013

Luciana Genro lança pré-candidatura à Presidência pelo PSOL para 2014



Luciana Genro (à esquerda) com Heloísa Helena, em 2009, no Congresso
Foto: Arquivo / Agência O Globo

Luciana Genro (à esquerda) com Heloísa Helena, em 2009, no CongressoARQUIVO / AGÊNCIA O GLOBO
PORTO ALEGRE – A ex-deputada federal Luciana Genro lançou na noite de quinta-feira, no Rio, a pré-candidatura à Presidência da República pelo PSOL para as eleições de 2014. O evento ocorreu na sede do partido. Luciana é filha do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), e, por isso, está impedida pela legislação eleitoral de disputar concorrer no estado. Em 2010, a então deputada recebeu 129 mil votos, mas não obteve quociente eleitoral para assumir uma vaga na Câmara. Com a eleição de Tarso, Luciana também ficou impedida de disputar o pleito municipal de 2012.
- Vou defender uma campanha baseada apenas em doações de pessoas físicas, mesmo que o estatuto do PSOL proíba contribuições apenas de bancos, empreiteiras e multinacionais. E com apoio de partidos apenas de oposição à esquerda da presidente Dilma Rousseff, como PSTU e PCB – disse.
No lançamento da pré-candidatura, a ex-deputada recebeu o apoio do deputado estadual pelo Rio, Marcelo Freixo, e de outros membros do partido. Freixo era um dos nomes de consenso do PSOL para disputar a presidência, mas por, questões de segurança, decidiu tentar a reeleição para a Assembleia Legislativa do Rio. O deputado foi o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou a atuação das milícias na capital. Outro nome cogitado foi o do deputado federal Chico Alencar.
Nesta sexta-feira, Luciana Genro acusou o senador Randolph Rodrigues, também do PSOL de manipular encontros municipais no Amapá para eleger delegados ao congresso nacional do partido, marcado para dezembro. Randolph também disputa a indicação do partido para a eleição de 2014.
Segundo Luciana, o grupo de Randolph promoveu uma “megafiliação“ e uma “megaparticipação” de militantes nas plenárias municipais para aumentar o apoio à sua candidatura dentro do PSOL. A pré-candidata disse que pelo menos 23 delegados, de um universo de 391 eleitores, deveriam ser impugnados na disputa pela indicação a chapa majoritária.

DO JORNAL O GLOBO

PSOL/RN FUNDEB E FPM DE LAGOA SALGADA SETEMBRO

DO TESOURO NACIONAL

Lagoa Salgada - RN
setembro/2013

DecêndioTotal
FPM163.611,8842.573,04125.013,23331.198,15
ITR633,8658,7765,06757,69
IOF0,000,000,000,00
CIDE0,000,000,000,00
FEX0,000,000,000,00
ICMS LC 87/960,000,00157,12157,12
ICMS LC 87/96-15790,000,000,000,00
FUNDEF0,000,000,000,00
FUNDEB97.147,4273.818,07113.219,38284.184,87
Total261.393,16116.449,88238.454,79616.297,83



Origens do FUNDEB
DecêndioTotal
FPM32.095,668.351,5424.523,7864.970,98
FPE50.935,4713.253,7938.918,97103.108,23
IPI-EXP110,4843,8228,47182,77
Complementação da União0,000,000,000,00
Lei Complementar Nº 870,000,00326,00326,00
ITR24,3415,1428,6768,15
IPVA0,002.860,582.413,365.273,94
ITCMD0,00106,4296,58203,00
ICMS13.981,4749.186,7846.883,55110.051,80
Total97.147,4273.818,07113.219,38284.184,87

PSOL/RN 4º Congresso Nacional do PSOL será nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro, no Distrito Federal



Marcado para os dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro deste ano, o 4º Congresso Nacional do PSOL será no Distrito Federal/Entorno, conforme decisão do Diretório Nacional do partido. Na reunião, que ocorreu em abril deste ano, os dirigentes também aprovaram os termos da convocatória do Congresso, que define os critérios prévios, como prazo para realização de plenárias municipais e congressos estaduais, eleição de delegados, inscrição de teses e contribuições, credenciamento, entre outras normas. Embora a convocatória tenha sido aprovada pelo Diretório, o Regimento Interno do 4º Congresso será aprovado pelos delegados, na plenária de instalação do Congresso.

A pauta do 4º Congresso Nacional do PSOL inclui o debate sobre Conjuntura nacional, internacional e a tática para o período; o PSOL, as eleições 2014 e diretrizes programáticas para as eleições presidenciais; modificações estatutárias; eleição da Direção Nacional, Conselho Fiscal, diretor presidente da Fundação Lauro Campos e Comissão de Ética.

Segundo o regulamento aprovado pelo Diretório Nacional, poderão participar do Congresso Nacional, todos os filiados, cujos nomes estejam na relação de filiados do PSOL, encaminhada aos Tribunais Regionais Eleitorais no mês de abril deste ano e reconhecida pela direção estadual do partido. Aqueles que forem menores de 16 anos e maiores de 14 anos, ou militares ou estrangeiros terão que ser aprovados pela instância estadual em reunião regular e seus nomes devem constar da listagem encaminhada à secretaria geral nacional ou secretaria nacional de organização, até 30 de abril.

Também poderão participar do 4º Congresso, os filiados cujos nomes não foram incluídos no sistema do TSE, mas que foram referendados pelo Diretório Nacional do PSOL e suas listas encaminhadas à secretaria geral nacional ou secretaria nacional de organização até 30 de abril deste ano. Todos terão que contribuir financeiramente, com o valor correspondente no ato de participação das plenárias de base para a eleição de delegados aos congressos estaduais e ao nacional.

Para participar dos congressos estaduais, o filiado terá que ser eleito na plenária municipal ou intermunicipal. Já os delegados ao Congresso Nacional precisam ser eleitos nos congressos estaduais, na proporção de um delegado para cada 50 filiados participantes e presentes no momento da votação nas plenárias municipais ou intermunicipais, sendo admitida a fração de 26 filiados após completado o quórum de 50 ou um inteiro.

De acordo com a convocatória aprovada pelo Diretório Nacional, a base para calcular o número de delegados que cada estado terá direito a eleger para o 4º Congresso Nacional, será a soma dos filiados presentes no momento da votação para delegados aos congressos estaduais em todas as plenárias municipais ou intermunicipais.

Em relação ao número de plenárias que cada cidade poderá realizar, a convocatória prevê que nas cidades com mais de 300 mil habitantes ou com mais de mil filiados, poderão ser realizadas até quatro plenárias municipais definidas pelo diretório estadual. Nas cidades com mais de um milhão de habitantes será admitida a realização de até 5 plenárias municipais.

Prazo para eleição de delegados
O calendário previsto na convocatória determina o período de 2 de agosto a 13 de setembro para que sejam promovidas as plenárias municipais ou intermunicipais e eleitos os delegados aos congressos estaduais. Já os delegados ao 4º Congresso Nacional deverão ser eleitos de 4 de outubro a 3 de novembro, quando serão realizadas as etapas estaduais.

DO SITE PSOL50

PSOL-RN Para presidente do PSOL, leilão de Libra representa a maior privatização da história brasileira


Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Do site do PSOL Naciona, Leonor Costa

Especialistas também repudiam iniciativa do governo. Ivan Valente critica discurso da presidenta logo após o leilão
 
“Vivemos no dia de ontem (segunda-feira) um momento histórico. Infelizmente, não poderemos nos orgulhar dele. Assim como, nos anos 1990, vimos a entrega do patrimônio nacional e de setores estratégicos para mãos privadas, reeditamos o receituário neoliberal da era FHC, desta vez levado a cabo por um governo eleito pela esquerda, mas que consolidou sua virada histórica para o outro lado”. Assim o presidente do PSOL, deputado Ivan Valente, iniciou o seu pronunciamento desta terça-feira, no plenário da Câmara, se referindo ao leilão do campo de Libra, da camada de pré-sal localizada na Bacia de Santos. Naquela segunda-feira (21) citada por Ivan Valente, em um hotel na Barra da Tijuca, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro, o governo da presidenta Dilma Rousseff, do PT, por meio da Agência Nacional de Petróleo (ANP), promoveu um dos maiores negócios no setor petroleiro do país, ao repassar para um consórcio formado pelas empresas CNPC, CNOOC, Shell, Total e Petrobras a exploração da maior camada do pré-sal já encontrada no país.
 
Além dos 40% da Petrobras, o petróleo será divido entre a francesa Total (20%), a anglo-holandesa Shell (20%) e as chinesas CNPC e CNOOC (10% cada). O consórcio pagará 41,65% do excedente de óleo bruto ao Estado brasileiro. Além disso, as empresas tiveram de depositar R$ 15 bilhões para poder participar do leilão.
 
Estima-se que Libra tenha entre 8 e 15 bilhões de barris recuperáveis de petróleo. Mas há a possibilidade de existir ainda mais petróleo na região.
 
A participação da Petrobras, de 40% sobre o petróleo explorado, e os cálculos da ANP de que o Estado ficará com 73% dos lucros do bloco do pré-sal é vista como um resultado positivo pela administração Dilma Rousseff. No entanto, o consultor da Câmara dos Deputados para Assuntos de Petróleo e Gás, Paulo César Ribeiro Lima, questionou os cálculos da ANP. De acordo com ele, com base no edital do leilão, a participação da União será muito menor que o anunciado, podendo chegar a 9,93% (de 41,65%) caso o valor do barril de petróleo despenque no mercado internacional e a produtividade da produção de Libra também seja reduzida.
 
"Pelas regras, a remuneração de 41,65% é calculada numa perspectiva de produção de 12 mil barris por dia, cada um no valor entre 100 e 120 dólares. Se ambos subirem, o percentual sobe para 45,56%. Mas se caírem, pode chegar a 9,93%", afirmou Paulo César, segundo matéria do sete Rede Brasil Atual. "Quem perde com isso é a educação, que receberá 75% dos royalties, e a saúde, que ficará com 25%.". Os royalties correspondem a 15% do valor do barril.
 
Já o economista da Auditoria Cidadã da Dívida e assessor da Liderança do PSOL na Câmara, Rodrigo Ávila, critica a justificativa utilizada pelo governo para a venda do patrimônio nacional, com o argumento de que não possuiria recursos para os investimentos necessários à produção plena do Campo de Libra, que geraria “royalties” para as áreas sociais. Segundo Ávila, tal argumento omite que o governo federal destina cerca da metade dos recursos do orçamento para a dívida pública.
 
“É preciso ressalvar que os ‘royalties’ – dos quais ¾ iriam para Educação e ¼ para a Saúde – equivalerão a apenas 15% da produção, e somente serão obtidos quando o Campo de Libra começar a operar plenamente, o que ocorrerá apenas por volta de 2019. Além do mais, cabe relembrarmos que o governo federal já não tem destinado os recursos dos royalties para as suas finalidades legais, mas em grande parte para o pagamento da questionável dívida pública, o que pode ocorrer novamente com o Campo de Libra”, afirma.
 
Riqueza de 3 trilhões representa maior privatização da história brasileira
Em relação ao potencial do campo leiloado na segunda-feira, o presidente do PSOL argumentou que a extração diária de Libra sozinha pode representar 65% da produção atual e o volume total de petróleo deste campo equivale ao que já foi extraído pela Petrobras desde a sua criação, há 60 anos.
 
“A riqueza de Libra é avaliada em R$ 3 trilhões, e por estas dimensões gigantescas, o Leilão do Campo de Libra representa a maior privatização da história brasileira, com valores e potencial de extração muitas vezes superior a privatização da Vale do Rio Doce, considerada uma das maiores mineradoras do mundo e a maior privatização da era FHC”, ressalta Ivan Valente.
 
O presidente do PSOL também critica o discurso da presidenta Dilma logo após o resultado do leilão, ainda na noite de segunda-feira. Segundo ele, em pronunciamento de quase 8 minutos nos canais de TV aberta, “Dilma exibiu com seu típico tom triunfalista números que refletem o otimismo conveniente de quem acabou de entregar o maior patrimônio material do país para desfrutar dos benefícios de curto prazo”. Para Ivan Valente, ela jogou com números fictícios, expressando não apenas a necessidade de colher dividendos políticos, mas também a própria dificuldade do governo em legitimar o próprio privatismo. “Mas claro, como justificar um estelionato eleitoral de tamanha envergadura, quando todos sabem que a presidente venceu as eleições de 2010 condenando as privatizações do PSDB e acusando seu adversário de querer fazer o mesmo com a Petrobras e o pré-sal?”, questiona o deputado.
 
Para ler o pronunciamento completo de Ivan Valente clique aqui.

do site PSOL50

PSOL-RN Assim prometo, sem qualquer privilégio

1010970 725141457511614 1128306868 nDesde a minha posse como Vereador de Natal fiz juramento público que não aceitaria nenhum privilégio. Alguém já disse que quem valoriza seus privilégios acima dos seus princípios, cedo perde os dois. Vivemos num país que amarga o terceiro pior índice de desigualdade no mundo. Quanto à distância entre pobres e ricos,  o Brasil empata com o Equador e só fica atrás de Bolívia, Haiti, Madagáscar,  Camarões, Tailândia e África do Sul. Nossa rica nação está entre as piores em distribuição de renda do planeta, conforme relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), sobre América Latina e Caribe. Claro que na qualidade de Vereador de uma pequena capital do nordeste, pouco posso fazer, mas sem ações concretas meu discurso seria considerado tolo e inútil.

PSOL/RN LAGOA SALGADA-RN NÃO MUDOU NEM A COR A SITUAÇÃO É MESMA

LAGOA SALGADA-RN SÃO VÁRIOS OS PRÉDIOS PUBLICOS EM ESTADO DE ABANDONO




Sabemos que para contruir um prédio publico o governo investe mais de 200 mil reais, no entanto em nosso municipioos prédio publicos ficam abandonados sem ter o que fazer, sem a administração, pensar em um projeto, sem doar para a população eles ficam assim ao Deus dará até cair. Vamos citar abaixo a relação de predio abandonados, que poderiam servir para população, pra não dizer que é nossa mentira vamos dizer o endereço o o estado que o mesmo se encontra.


ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ LUIZ DA SILVA.
Sitio arisco proximo a casa de Tião presidente do botafogo, mora uma familia, não tem agua nem luz.

ESCOLA MUNICIPAL JOSE TERTO
Sitio Catolé, mora uma familia, próximo a galego terto.

ESCOLA MUNICIPAL ISABEL EMILIA DE FRANÇA
Sitio catolé foi derrubada para construção da escola josé terto.

ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ BONIFÁCIO
Sitio Logradouro, existe uma nova escola com o mesmo nome na comunidade, o prédio antigo foi derrubado, aos poucos.

ESCOLA MUNICIPAL COSTA E SILVA
Sitio são mateus, a própria prefeitura derrubou e devolveu o terreno aos donos.

ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
Sitio catolé de fátima, em total abandono serve de curral

ESCOLA MUNICIPAL JULIO TOMAZ
Sitio olho dágua está abandonada retiraram parte do teto. proximo a Severino Dionisio.

ESCOLA MUNICIPAL JOÃO EDUARDO FERNANDES
Sitio cajueiro, está totalmente destruida proximo a EXPEDITO GOMES.

PORQUE TANTO DINHEIRO PUBLICO PELO   RALO???? TODOS TEMOS CULPA!

ABAIXO FOTOS DE ALGUMAS DAS ESCOLAS CITADAS










PSOL/RN MARCOS REAFIRMA COMPROMISSO DE LUTA COM SERVIDORES DA SAÚDE

Os servidores estaduais da saúde realizaram uma paralisação de 24 horas, na quinta-feira, dia 31 de outubro, contra o atraso nos pagamentos do funcionalismo estadual. A paralisação envolveu ainda setores da Administração Indireta, convocados pelo Sinai e servidores da saúde municipal.



O vereador Marcos Antônio (PSOL) participou da manifestação da categoria, que partiu do Baldo até a sede do Palácio Felipe Camarão. “Estamos nas ruas, não porque é de nosso agrado, mas devido não aguentar, nem suportar mais o descaso com a saúde, educação e com todos os servidores do Estado e do município de Natal”, disse em seu discurso de frente à Assembléia Legislativa.
Segundo o parlamentar, recentemente, na área da saúde do município, 15 postos de saúde foram fechados e a rede de saúde estadual encontra-se num caos. Prossegue que, no interior, há ameaça de fechamento de hospitais regionais e o caos também toma conta dos hospitas Clóvis Sarinho, Walfredo Gurgel e em outras unidades da rede pública.
“Temos uma total ingerência, um total descaso e desprezo para com a saúde da população de Natal, que está morrendo à míngua, nas portas dos hospitais, nas filas das macas e em todos os recantos da cidade. Recentemente, uma senhora perdeu a vida porque não teve o atendimento adequado, por falta de um Samu”, relatou o vereador do PSOL.
Ele explicou que é por tudo isso que os trabalhadores encontram-se nas ruas, não só para reivindicar salários, mas condições dignas de trabalho e a recuperação total da saúde.
“Estamos nesta luta, mesmo com todas as ameaças, com toda a truculência do governo Rosalba, para reafirmar o nosso compromisso de luta do nosso mandato, com a saúde e com a população de Natal. Não descuidaremos um segundo sequer e não daremos trégua enquanto Rosalba estiver à frente do governo do Estado”, falou Marcos do PSOL, complementado:
“O mais decente que Rosalba faria para a sua própria história, se é que eu posso chamar isso de história, era renunciar, já que demonstrou que não tem condições administrativas e não tem competência para gerir o nosso Estado”.
É o segundo mês consecutivo que o governo estadual atrasa o pagamento dos salários e, segundo anunciado pelo secretário estadual de Planejamento, a reprogramação pode se estender até o final do ano.  
A paralisação dos servidores da saúde também reivindicou o cumprimento dos compromissos assumidos pelo governo do Estado após a greve da saúde. Os servidores protestaram ainda contra a redução dos vencimentos de parte dos servidores, o não pagamento das férias de julho e a lentidão no pagamento das dívidas do Ipern. Eles exigem ainda a convocação de mais servidores, para reduzir a sobrecarga de trabalho nos principais hospitais, como o Walfredo Gurgel, e cancelar as transferências que a Sesap realizou recentemente, no CRI e nos hospitais Rafael Fernandes e Ruy Pereira.

IMPEACHMENT 
No mesmo dia, o Sindsaúde-RN entregou aos deputados estaduais o pedido de impeachment da governadora Rosalba Ciarlini. 

PSOL-RN Sandro Pimentel pede que Justiça seja célere e coloque Adão Eridan na cadeia


O vereador de Natal, Sandro Pimentel, do PSOL, denunciou o colega de Câmara, Adão Eridan (PR), ao Conselho de Ética da Casa e chamou-o de corrupto (pela condenação que Adão tem na Justiça pela Operação Impacto). O que ganhou com isso? Uma denúncia também ao Conselho por incitação à violência e, de quebra, outra denúncia na 1ª Delegacia de Polícia por calúnia e difamação.


Adão Eridan denunciou Sandro depois de ser denunciado por ele
Adão Eridan denunciou Sandro depois de ser denunciado por ele

Diante de tudo isso, Sandro poderia até estar mais calmo – ou menos agressivo. Porém, não está. Em um texto repleto de insatisfação e adjetivos negativos, o parlamentar pede que a Justiça seja célere e que Adão vá para a cadeia. O pedido está na nota que você lê na íntegra logo abaixo:
NOTA DO DIRETÓRIO ESTADUAL DO PSOL/RN
Cassar o Vereador Sandro Pimentel (PSOL) é GOLPE!
Nesta última semana o vereador Adão Eridan, condenado no escândalo de corrupção da operação impacto (Plano Diretor de Natal), fez representação à mesa diretora da câmara pedindo abertura de Comissão de Ética para tentar cassar o mandato de um dos nossos vereadores. O motivo da acusação é que sempre estivemos nas manifestações, defendendo os interesses da população de Natal e dos estudantes e assim continuaremos.
O Mandato do Povo Trabalhador, representado pelo Vereador Sandro Pimentel (PSOL), sempre se dispôs a ser porta-voz do povo, utilizando-se da representação na câmara, tanto é que tem feito prestações de contas públicas nos bairros, diversas denúncias e audiências públicas, bem como, sendo o vereador que elaborou e aprovou o maior número de projetos nesta legislatura até o momento.
Com o apoio da população, o mandato aprovou o Fim do Voto Secreto, garantindo transparência e ética nas votações da Câmara Municipal do Natal e pela primeira vez na história da nossa cidade, conseguiu garantir no orçamento para 2014, um montante aproximado de 8 milhões de reais para o esporte amador de Natal. Sandro Pimentel foi o único a destinar 100% das emendas parlamentares para construção de ciclovias em nossa cidade.
O PSOL e nossos mandatos estiveram presentes nas manifestações de junho, nos movimentos grevistas, na luta pela reforma agrária, nos movimentos pelo passe livre, na defesa da dignidade dos camelôs e barraqueiros de Ponta Negra, como também, em defesa dos servidores do município, do estado e da união.
Tudo isso tem incomodado os políticos tradicionais que se utilizam da velha política, tanto é que nas últimas semanas alguns vereadores vêm fazendo ataques sistemáticos, não somente ao Vereador Sandro Pimentel, mais também aos parlamentares da Frente de Esquerda (Marcos Antônio – PSOL e Amanda Gurgel – PSTU). Tem sido uma série de agressões morais contra nossos legítimos representantes.
Na verdade, o que mais querem é nos amedrontar e calar aqueles que fazem a diferença na Câmara. Querem cassar um dos mandatos que tem sido o elo de ligação das necessidades de povo e dos estudantes com o parlamento municipal. Querem aplicar um GOLPE à democracia e ferir de morte o processo democrático e legítimo resultante da última eleição.
Não nos calarão! Não conseguirão nos amedrontar!
Contra o Golpe à Democracia e ao mandato do Vereador Sandro Pimentel!
Que a Comissão de Ética aproveite para apurar quem cometeu crime, quem é machista, quem não tem produção parlamentar e quem é condenado por corrupção!
Que a justiça seja célere e coloque o vereador Adão Eridan na cadeia.
Diretório Estadual do PSOL/RN

DO PORTAL NOAR