VEM PRO PSOL!

sexta-feira, 25 de maio de 2012

LAGOA SALGADA/RN CORRUPÇÃO

Os Males da Corrupção

   O exercício da cidadania  pressupõe indivíduos que participem da vida comum. Organizados para alcançar o desenvolvimento do local ondem vivem, devem exigir comportamento ético dos poderes constituídos e eficência nos serviços públicos. Um dos direitos mais importantes do cidadão é o de não ser vítima da corrupção.
   De qualquer modo que se apresente, a corrupção é um dos grandes males que afetam o poder público principalmente o municipal. E também pode ser apontada como uma das causas decisivas da pobreza das cidades e do país.
   A corrupção corrói a dignidade do cidadão, contamina os indivíduos, deteriora o convívio social, arruina os serviços públicos e compromete a vida das gerações atuais e futuras. O desvio de recursos públicos não só prejudica os serviços dos municipios, como leva ao abandono obras indispensáveis ao país. Ao mesmo tempo, atrai a ganância e estimula a formação de quadrilhas que podem evoluir para o crime organizado e o tráfico de drogas e armas. Um tipo de delito atrai o outro, e quase sempre estão associados. Além disso, investidores sérios afastam-se de cidades e regiões onde vigoram práticas de corrupção e descontrole administrativo.
   Os efeitos da corrupção são perceptíveis na carência de verbas para obras públicas e para a manutenção dos serviços da cidade, o que dificulta a circulação de recursos e a geração de empregos e riquezas. Os corruptos drenam os recursos da comunidade, uma vez que tendem a aplicar o grosso do dinheiro desviado longe dos locais dos delitos para se esconderem da fiscalização da justiça e dos olhos da população.
   A corrupção afeta a qualidade da educação e da assistência aos estudantes, pois os desvios subtram recursos da merenda e do material escolar, desmotivam os professores, prejudicam o desenvolvimento
intelectual e cultural das crianças e as condenam a uma vida com menos pespectivas de futuro.
   A corrupção também subtrai verbas da saúde, comprometendo diretamente o bem-estar dos cidadaos.
Impede as pessoas de ter acesso ao tratamento de doenças que poderiam ser facilmente curadas, encurtando as suas vidas.
   O desvio de recursos públicos condena a nação ao subdesenvolvimento econômico crônico.
   Por isso, o combate á desonestidade nas administrações públicas deve estar constantimente na pauta das pessoas que se preocupam com o desenvolvimento social e sonham com um país melhor para seus filhos e netos. Os que compartilham da corrupção,  ativa ou passivamente , e os que dela tiram algum tipo de proveito, devem ser responsabilizados. Não só em termos civís e criminais, mas também eticamente, pois os que a praticam de uma forma ou de outra fazem com que seja aceita como fato natural  no dia-a-dia da vida pública e admitida como algo normal no cotidiano  da sociedade.
   É inaceitável que a corrupção possa ter espaço na cultura nacional. O combate  às numerosas modalidades de desvio públicos deve, portanto, constituir-se em compromisso de todos os cidadãos e grupos organizados que queiram construir uma sociedade justa e solidária.
   Em ambiente em que a corrupção predomine difilmente prospera um projeto para beneficiar os cidadãos, pois suas ações se perdem e se deluem na desesperança. De nada adianta uma sociedade organizada ajudar na canalização de esforços e recursos para projetos socias, culturais ou de desenvolvimento de uma cidade, se as autoridades municipais, responsáveis por esses projetos, se dedicarem ao desvio do dinheiro público.


( Antoninho Marmo Trevisam - Transparência Brasil )EXTRAIDO DO BLOG EVERALDO FERREIRA

Um comentário:

  1. parabens Sandro pela iniciativa, tô com vocÊ e num abro. Já era hora de Lagoa Salgada ter uma nova opçao.

    ResponderExcluir