VEM PRO PSOL!

quarta-feira, 25 de julho de 2012

O QUE É OLIGARQUIA

Significado:

Governo de poucas pessoas. Ocorre quando um pequeno grupo de pessoas de uma família, de um grupo econômico ou de um partido governa um país, estado ou município. Uma das características desta forma de governo é que os interesses políticos e econômicos do grupo que está no poder prevalecem sobre os da maioria. 
Frase Exemplo: 

Nos primeiros anos da República, o Brasil foi  governado por uma oligarquia.
Explicação da frase:

Entre os anos de 1889 (Proclamação da República) e 1930 (início da Era Vargas), o Brasil foi governado por uma elite, formada por grandes proprietários rurais e pecuaristas (conhecidos como coronéis). Os interesses sociais de grande parte da população foi deixada de lado, sendo que a política era feita para garantir os interesses políticos e econômicos desta oligarquia. Este sistema também foi conhecido como coronelismo.


FONTE:http://www.suapesquisa.com/historia/dicionario/oligarquia.htm 


 

2 comentários:

  1. gostaria de sugerir ao pessoal do blog uma coisa que acredito ser bastante conveniente: produzir um jornal com as notícias que são postadas aqui, pois as pessoas que não tem acesso a internet e que também não conhecem o blog, iriam conhecer vários dos descasos praticados pelos nossos queridos governantes de lagoa salgada. Principalmente as notícias da grande quantidade de dinheiro que entra no município e que não são verdadeiramente utilizadas, como também a matéria que mostra famílias morando em prédios públicos abandonados. Além da matéria que mostra os rivais da eleição passada e que hoje aparecem abraçados numa foto.

    ResponderExcluir
  2. ainda deixo claro que as matérias a serem produzidas num jornal, poderiam ser matérias que já foram postadas a algum tempo. E que a distribuição desses jornais poderia acontecer numa das feiras que acontecem aos sábados.

    ResponderExcluir