VEM PRO PSOL!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

LAGOA SALGADA É NECESSÁRIO REFLETIR

"Nenhum homem é uma ilha". Esta frase do filosofo inglês Thomas Morus, ajuda-nos a compreender que a vida humana é convívio  e para o ser humano viver é conviver. É justamente na convivencia, na vida social e comunitária que o ser  se descobre e se realiza enquanto ser moral e ético é na relação com o outro que surge os problemas e as indagações morais: o que devo fazer? como agir em uma determinada situação? como me comportar perante o outro? diante da corrupção e das injustiças, o que fazer?
São problemas práticos e concretos da nossa vida em sociedade, ou seja, problemas que dizem respeito ás nossas decisões escolhas, ações e comportamentos, os quais exigem uma avaliação, um julgamento, um juizo de valor entre o que é considerado bom e mau, justo ou injusto, certo ou errado prla moral vigente.
O problema é que não costumamos reflitir e buscar os "porquês" de nossas escolhas, agimos por força do hábito dos contumes e da tradição, tendendo a neutralizar a realidade social, politica, econômica e cultural; com isto perdemos nossa capacidade crítica diante a realidade, em outras palavras, não costumamos fazer ética, ser ético, pois não fazemos a crítica, nem buscamos compreender e explicar a nossa realidade moral.
A nossa realidade nos coloca diantes de problemas éticos bastante sérios, contudo já estamos por demais acostumados com misérias de toda ordem.
Naturalizamos as injustiças, e todo o complexo movimento cotidiano, enquanto uns trabalham pouco e recebem muito, uns trabalham muito e recebem quase nada, achamos inteligente e esperto levar vantagem em tudo e tendemos a considerar como sendo ótario quem procura ser honesto em uma absurda inversão de valores.

Alexsandro Targino
(  adaptações nova apostilas para concursos)

ética?

Nenhum comentário:

Postar um comentário