VEM PRO PSOL!

domingo, 11 de maio de 2014

"PSOL é uma alternativa socialista para o povo do RN", diz Robério Paulino

Arquivo/Nominuto
Professor Robério Paulino foi confirmado como pré-candidato do PSOL ao governo do Rio Grande do Norte nas eleições de outubro.
O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) lançou na última semana a pré-candidatura do professor Robério Paulino, candidato ao Governo do Estado nas eleições 2014. Para os integrantes do Psol, a candidatura é "uma alternativasocialista para o povo do Rio Grande do Norte". Em nota, o partido ainda fala sobre "a velha política" e "oligarquias".
Robério Paulino concorreu a prefeito na última eleição de Natal, em 2012 e venceu as prévias do partido deste ano.
Confira a entrevista
Diógenes Dantas – A convenção só vai ocorrer em junho, mas o partido já bateu o martelo em seu nome. Como está a movimentação do PSOL sobre as eleições 2014?
Robério Paulino – O PSOL ao contrário dos grandes caciques que querem fazer um grande acórdão, o partido é democrático e fez prévias em todas as regiões do Estado e o nosso nome saiu aprovado com quase 80% de aprovação.
Diógenes Dantas – O PSOL ainda está conversando com outros partidos para forar alianças. Quais são esses partidos?
Robério Paulino – Nós estamos conversando com os companheiros do PSTU, PCB e vamos construir uma frente ampla de esquerda para representar a população insatisfeita, que foram as ruas e que querem mudar.
Diógenes Dantas – Em 2012, quando você foi candidato a prefeito, o PSTU esteve ao lado do Psol para a disputa nas eleições. Esse ano também?
Robério Paulino – A gente lamenta porque os companheiros do PSTU nos comunicaram que ou eles ocupam a cabeça da chapa ou não estarão com a gente. Ou seria a companheira Simone e nós, pra vice, mas nós acreditamos que exista um processo de aferição, que deixe que o movimento indique o nome. Uma prévia nos momentos sociais e que eles indiquem o melhor nome. Estamos abertos a um processo democrático e até uma pesquisa. 
Diógenes Dantas – Então, se o PSTU quer isso, você abriria mão da sua candidatura para apoiar o PSTU?
Robério Paulino – Em função de uma candidatura de esquerda, abriríamos mão sim. Uma unidade de esquerda que represente os movimentos sociais, aceitaríamos, mas se houver uma consulta para saber qual o melhor nome. Nós achamos que o Psol está mais preparado para a luta, para enfrentar as grandes oligarquias.
Diógenes Dantas – E o que o PSTU respondeu em relação ao pleito de 2014?
Robério Paulino – Até agora eles não sinalizaram que concordam. Se depender de nós, faremos aliança na proporcional, mesmo que não tenha na majoritária por entender que a frente de esquerda precisa disputar as eleições.
Diógenes Dantas – Diante do quadro eleitoral e as candidaturas dos partidos pequenos tem chances remotas de eleição. Como você vê essas candidaturas e emaranhados de siglas e apoios?
Robério Paulino – A população está cansada dessa velha política, de nomes e sobrenomes conhecidos e nós vãos ter uma coisa que eles não tem: milhares de jovens e trabalhadores. A nossa política é baseada em idealismo e não vamos gastar dinheiro comprando voto de ninguém. Na última eleição enquanto eles gastavam milhões, nós gastamos R$ 12 mil e ficamos com mais de 4% dos votos. Então, nós vamos fazer a campanha com pouco mais do que um minuto e vamos dizer o que queremos. Vamos usar as redes sociais. Eles não tem milhares de jovens nas ruas, nas redes sociais, vamos nas empresas, nas escolas e nas ruas com o povo.
Diógenes Dantas – Tudo isso você só vai fazer depois da convenção. Já tem data?
Robério Paulino – Eu acho bom essa atitude democrática de convidar os pré-candidatos para conversar sobre as pré-candidaturas. Nós ainda não temos data para a convenção e não podemos fazer campanha, mas quero falar um pouco sobre nosso estado que é um dos mais atrasados economicamente e nos seus indicadores sociais. Deacordo com o censo de 2010 nós temos 18,5% de analfabetos, praticamente um em cada cinco potiguares, são analfabetos, sem contar os analfabetos funcionais. A saúde do estado destroçada, a merenda é uma porcaria, os corpos apodrecendo no Itep, uma vergonha nacional. O que esses candidatos que já foram governadores fizeram para acabar com o analfabetismo, como descaso no Estado. Essa senhora que quer ser senadora foi governadora oito anos e agora quer dizer que vai melhorar o Estado. Esse senhor que é deputado também? Se nos couber a chance de chegar ao governo, vamos acabar em oito anos com o analfabetismo no Rio Grande do Norte.
Diógenes Dantas – O que lhe motiva a ser candidato?
Robério Paulino – Eu sou professor e sou antes de tudo, um militante social, fui nas ruas no ano passado, enquanto eles estavam em seus gabinetes. Ser candidato não é um projeto pessoal, de carreira política é umprojeto de transformação social em nosso Estado. Eu sonho em ver o Estado sem desigualdade, sem ignorância [..] a questão hídrica também deve ser repensada. Temos que ter uma política de segurança hídrica e alimentar e reativar poços que estão parado e podemos fazer placas coletoras de água, articulação do semiárido. O nosso problema não é a falta de água e sim a distribuição irregular.
Diógenes Dantas – O PSOL deverá confirmar a candidatura de Randolfo Rodrigues a candidatura nacional. Até que ponto influencia na candidatura aqui no Rio Grande do Norte?
Robério Paulino – O congresso aprovou o nome de Randolfo e legalmente não está confirmado, mas provavelmente será ele. A campanha não começou nem no Brasil, nem no Rio Grande do Norte. Olhe ai o que aconteceu em Mossoró: o nosso candidato ficou com 5% dos votos e vamos crescer aqui também.


fonte: portal no minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário