VEM PRO PSOL!

sábado, 2 de novembro de 2013

Luciana Genro lança pré-candidatura à Presidência pelo PSOL para 2014



Luciana Genro (à esquerda) com Heloísa Helena, em 2009, no Congresso
Foto: Arquivo / Agência O Globo

Luciana Genro (à esquerda) com Heloísa Helena, em 2009, no CongressoARQUIVO / AGÊNCIA O GLOBO
PORTO ALEGRE – A ex-deputada federal Luciana Genro lançou na noite de quinta-feira, no Rio, a pré-candidatura à Presidência da República pelo PSOL para as eleições de 2014. O evento ocorreu na sede do partido. Luciana é filha do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), e, por isso, está impedida pela legislação eleitoral de disputar concorrer no estado. Em 2010, a então deputada recebeu 129 mil votos, mas não obteve quociente eleitoral para assumir uma vaga na Câmara. Com a eleição de Tarso, Luciana também ficou impedida de disputar o pleito municipal de 2012.
- Vou defender uma campanha baseada apenas em doações de pessoas físicas, mesmo que o estatuto do PSOL proíba contribuições apenas de bancos, empreiteiras e multinacionais. E com apoio de partidos apenas de oposição à esquerda da presidente Dilma Rousseff, como PSTU e PCB – disse.
No lançamento da pré-candidatura, a ex-deputada recebeu o apoio do deputado estadual pelo Rio, Marcelo Freixo, e de outros membros do partido. Freixo era um dos nomes de consenso do PSOL para disputar a presidência, mas por, questões de segurança, decidiu tentar a reeleição para a Assembleia Legislativa do Rio. O deputado foi o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou a atuação das milícias na capital. Outro nome cogitado foi o do deputado federal Chico Alencar.
Nesta sexta-feira, Luciana Genro acusou o senador Randolph Rodrigues, também do PSOL de manipular encontros municipais no Amapá para eleger delegados ao congresso nacional do partido, marcado para dezembro. Randolph também disputa a indicação do partido para a eleição de 2014.
Segundo Luciana, o grupo de Randolph promoveu uma “megafiliação“ e uma “megaparticipação” de militantes nas plenárias municipais para aumentar o apoio à sua candidatura dentro do PSOL. A pré-candidata disse que pelo menos 23 delegados, de um universo de 391 eleitores, deveriam ser impugnados na disputa pela indicação a chapa majoritária.

DO JORNAL O GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário